sábado, 16 de fevereiro de 2013

Como escrever sobre alguma coisa - Roteiro Básico

          Então você decidiu escrever sobre alguma coisa? Ou foi um chefe que ordenou que fosse produzido um texto sobre um produto da empresa? Uma tarefa da Escola? Pode ser apenas um passatempo. Mas, mesmo assim, isso não quer dizer que não possam existir regras que te ajudem a produzir um texto informativo e atraente.
          Note que as regras apresentadas abaixo são apenas uma proposta. O interesse de cada um e o tipo de análise a ser feita é que vão determinar o que aproveitar, ou não. Tanto quanto possível, as ideias abaixo tentam se assemelhar às que são utilizadas para fazer uma dissertação.
          Na dissertação, segundo as técnicas gerais de redação, busca-se comprovar uma  ideia que é inicialmente apresentada. Em seguida procura-se fatos e argumentos que comprovem o que está sendo dito. E depois se produz uma conclusão com o reforço das ideias apresentadas e um pequeno resumo, mais ou menos como é apresentado a seguir.
          Regra nº 01 - Como na dissertação, seria interessante iniciar o texto com uma opinião impactante e que vai ser provada ao longo da análise. Lembre-se que, ao contrário de um relatório, em que as opiniões pessoais devem ser evitadas, aqui o importante é convencer a pessoa de sua posição. Não é necessário se prender à obrigação de opinar, ou não. Apenas é importante firmar posição a respeito. Em alguns casos será necessário escrever e preparar o resto do texto para que se possa formar tal opinião a respeito de algo. O uso da linguagem em terceira pessoa sempre dará uma ideia leve de isenção, mesmo que haja o empenho pessoal em ser parcial.
          Exemplo: Um filme do qual se gosta muito, com várias indicações ao Óscar, por exemplo. Mesmo assim deve-se buscar certa moderação ao descrevê-lo para que o texto não fique parecendo elogio puro e descompromissado.
          Regra nº 02 - Faça uma descrição sucinta do produto, serviço ou notícia a ser analisado. Não se atenha a detalhes comuns a outros produtos existentes no mercado. Apenas dê nome a eles. Concentre-se nas novidades. Mas lembre-se que um detalhamento maior será dado pelas outras informações que virão em seguida.
         Exemplo: para falar de uma nova versão de um carro já bem conhecido não fique descrevendo o que já existe no modelo anterior. A novidade é que deve ser detalhada.
          Regra nº 03 - Não deixe de ponderar os aspectos positivos e os negativos. Posicionar-se de forma descaradamente parcial em relação a uma obra, a um produto ou a um serviço tira a credibilidade de quem redige uma análise. Mesmo que o objeto analisado aparentemente possa parecer sem ressalvas, posicione-se no lugar de alguém que possa não gostar dela e emita o que seria a opinião dessa pessoa.
          Exemplo: É o caso de um filme de terror que seja extremamente bem feito. Muita gente pode gostar ou respeitar. Mas certamente haverá inúmeras pessoas que odiarão, independente da qualidade do produto. 
          Regra nº 04 - Caso resolva divulgar seu texto na internet, atenha-se a este cuidado: Não se esqueça de lidar com palavras chaves que farão com que o material produzido possa ser encontrado facilmente no google ou em outros motores de pesquisa. Não deixe de marcar essas palavras chaves no seu texto para que ele seja fácil de encontrar. Tenha essa preocupação desde o início da produção do texto. Procure ver que palavras são mais comuns.
          Exemplo: No próprio caso deste texto foi usada como expressão chave a palavra "como" que é bem comum no google. O nome do autor também pode ser uma opção.
          Regra nº 05 - Não se esqueça de fazer exemplos e comparações. Conte uma estorinha a respeito. Mesmo que descaradamente falsa, ela servirá de âncora para ajudar a fixar o assunto na mente de quem lê. Baseando-se em outras experiências semelhantes como o contato com esse e aquele produto os leitores se sentirão atraídos pelo texto.
          Exemplo: Se apenas o nome de um veículo é citado, ele pode ser esquecido mais fácil.Caso se diga, por exemplo que esse o Aston Martin usado por Sean Conery em 007, é claro que o veículo será mais fácil de ser lembrado.
          Regra n° 06 - Não tenha medo de atribuir uma nota se for cabível. Por mais pessoal que seja, é direito seu ter a sua opinião sobre o assunto e classifica-la pelos critérios que achar mais justos. Aqui entraria uma discussão sobre objetivo e subjetivo. Mas a prática da análise faz com que gradativamente o analista vá se tornando técnico sobre o assunto e internize o hábito de fazer uma análise sucinta e baseada em critérios objetivos mas que represente a sua opinião pessoal.
          Exemplo: com bastante prática, pode-se falar de uma coisa da qual não se gosta tanto com certa isenção. No caso de reality shows, pode-se procurar fazer uma descrição que não deplore os aspectos negativos, mas que procure demonstrar os fatos reais, como a movimentação de dinheiro, por exemplo.
          Regra n° 07 - Informe sobre quem poderia ser o público alvo do produto ou artigo ou mesmo do serviço que está analisando. Explique rapidamente por que acha que esse e aquele tipo de pessoa estarão interessados no produto.
          Exemplo: "Este produto é direcionado a pessoas que gostem de mais emoção nos jogos", ou "os profissionais mais favorecidos por esta configuração do NoteBook serão os que tiverem que lidar com imagens ou grandes arquivos de projetos".
          Regra n° 08 - Acrescente empatia à leitura. Tente se colocar no lugar da pessoa que vai ler e ver se este é o produto que ela quer. Uma boa opção é descrever o que sentiu ao ter contato com o objeto descrito:
          Exemplo: "Ao se ligar o microondas, o painel bem iluminado e cheio de opções já tranquiliza os menos experientes com cozinha"
          Regra n° 09 -  Não deixe de usar efeitos visuais. Passo a passo você será capaz de incrementar seus textos com imagens e outros recursos que a enriquecerão. Até mesmo os recursos de digitação como negrito ou itálico podem ser úteis para trazer mais interesse e movimento ao texto.
         Exemplo: Não deixe de grifar citações, subtítulos ou passagens importantes.

         Regra n° 10 - Não deixe de acrescentar detalhes de como um interessado pode ter acesso ao que está sendo analisado. Como poderá ser alcançado o produto analisado ou o bem procurado  ou algo assim. Informar sobre o vendedor e/ou acrescentar o link para aquisição ou para obter mais informações pode ser muito útil.
         Exemplo: Um trailer do filme pode ser obtido em www.adorocinema.com.br. A empresa que produz o estranho veículo é representada no Brasil, entre outras empresas por:
         Para fechar, conclua como faria numa dissertação: Volte à tese inicial e demonstre que os dados que você foi citando ao longo do texto apenas reforçam seu posicionamento inicial. Não deixe de resumir os argumentos. E podendo, e havendo inspiração, não deixe de acrescentar uma frase de efeito ao final de tudo.
p.s. a sugestão de uma frase de efeito ao final constava em pelo menos uma das versões do manual do candidato ao concurso de admissão ao Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores. Essa Instituição é a responsável pela formação dos futuros diplomatas brasileiros. 

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